quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Sugestão de filme... CRASH

O filme “Crash” chama a atenção para a intolerância racial que existe na América contemporânea mas, acima de tudo, faz-nos reflectir sobre o modo como agimos, pensamos e vivemos em sociedade. Destaca-se a ideia de que o preconceito, o estereotipo, o julgamento apressado e desadequado é uma constante no nosso dia a dia. Este filme leva-nos a todo o momento à introspecção e à eterna descoberta de nos próprios.

Durante trinta e seis horas, a vida de todas as personagens: um politico, um detective, dois polícias, dois ladrões de automóveis, um mexicano serralheiro, que até aqui nada tinham em comum, vão cruzar-se, e é neste entrecruzamento que sobressaem as tensões sociais.

São muitas a cenas que ilustram o quotidiano não apenas da América mas da maioria das culturas industrializadas, uma delas é quando dois amigos de raça negra conversavam acerca dos indivíduos de raça caucasiana e um deles afirma que “eles” são todos preconceituosos, racistas, acham que as pessoas de raça negra são bandidos e perigosos. Verifica-se posteriormente, que esse mesmo indivíduo de raça negra acaba por ser um assaltante, podendo-se compreender que, muitas vezes, existem profecias que se auto-cumprem, isto é, este indivíduo, esta personagem parece comportar-se em conformidade com o que pensa que esperam dele, sendo este um fenómeno que ocorre com frequência na realidade.

Esta película leva-nos a testemunhar como o Homem de hoje se tornou solitário e individualista, consequência de uma conjuntura de factores que tende a tornar as relações humanas cada vez mais impessoais. Mas, ainda assim, o ser humano com todos os seus condicionalismos continua a ser capaz de exercer actos heróicos e em prol dos outros a favor da justiça social...

Vale a pena ver!!!!!!!

Sem comentários: